Caranguejo

28-12-2020

A origem deste animal está directamente associada à formação dos oceano, e o seu nome está associado à astrologia, hoje iremos falar um pouco sobre este animal tão presente nas nossas idas à praia

Escrito por: Mafalda Martins                                                                              Tempo de leitura: 2min  


Existindo atualmente mais de 4.500 espécies diferentes, o caranguejo pertence ao Filo Arthropoda, subfilo crustacea. Podemos encontrar este animal tanto em águas doces, como salgadas e preferencialmente dentro de fendas de rochas.

O corpo do caranguejo encontra-se dividido em três partes sendo estas o cefalotórax, o abdómen e o télson. O cefalotórax engloba, entre outros, a boca deste animal, que dispõe de uma grande quantidade de apêndices, como maxilas, mandíbulas e maxilípedes. O exosqueleto deste animal é maioritariamente constituído por quitina e apresenta incrustações de carbonato de cálcio.

Anatomia do caranguejo
Anatomia do caranguejo

Em oposição aos decápodes (animais com dez patas) como o camarão e a lagosta, o abdómen deste animal encontra-se dobrado sob o cefalotórax. Os caranguejos agem, normalmente, como necrófagos, podendo em algumas espécies haver predadores ou vegetarianos.

Para se defenderem, os caranguejos utilizam as suas pinças, pelos, espinhos e ainda utilizam diferentes formas de camuflagem como cobrir a carapaça com anémonas, esponjas, moluscos e algas. Este método de camuflagem é utilizado especialmente quando estes animais realizam a troca de "carapaça", processo este que iremos explicar de seguida.


Como funciona a muda dos caranguejos

O caranguejo enche-se de água (cerca de 70% do seu volume) fazendo o seu corpo inchar, até o antigo exosqueleto se partir, dando lugar a um novo. Nos primeiros dias, este exosqueleto encontra-se mole, e para evitar eventuais predadores o caranguejo esconde-se entre anémonas e esponjas.


Como distinguir um macho de uma fêmea


    • As Fêmeas geralmente possuem o abdómen mais largo e comprido formado por 6 segmentos e o télson e os pleópodes são compostos por 2 ramos com sedas para posterior fixação dos ovos fecundados




    • Os Machos possuem o 3º, 4º e 5º segmentos abdominais unidos formando uma peça em forma de trapézio. Apresentam pleópodos apenas no 1º e 2º segmento (órgãos copuladores)


    Ainda é de notar que, em algumas espécies de caranguejos, os machos possuem tenazes maiores e cores diferentes relativamente às fêmeas.


Ciclo de Vida e Reprodução

O ciclo de vida deste animal possui os mesmos estágios que o ciclo de vida do camarão. Os caranguejos atraem os seus parceiros quimicamente (através da utilização de feromonas), visualmente e ainda acusticamente. A fecundação costuma ocorrer logo após a muda da fêmea, pois o seu exosqueleto costuma estar mais maleável. Após a fecundação, os ovos são libertados no abdómen da fêmea que os carrega até eclodirem. Após eclodirem passam, durante 3 semanas, para o estágio larvar, este que engloba o estágio de zoea e megalopa passando posteriormente para juvenis e após dois anos atingem a fase adulta.


O Maior caranguejo do mundo

Considerado o maior artrópode extante, (isto é, que ainda não se encontra extinto) o Macrocheira Kaempferi, mais conhecido por caranguejo-aranha-gigante pode atingir até 4 metros de envergadura e o peso máximo de 19 kg. De salientar que este caranguejo tem um tempo de vida superior à média dos crustáceos podendo viver até aos 100 anos. Em adulto, este animal assume um estilo alimentar omnívoro alimentando-se tanto de outros animais, como de vegetais e até já foram encontrados a abrir algumas conchas de bivalves.


O caranguejo a ser exibido numa apresentação do Museu Americano de História Natural
O caranguejo a ser exibido numa apresentação do Museu Americano de História Natural

Podemos encontrá-lo no Oceano Pacifico em zonas de 150 a 300 metros de profundidade. De salientar que alguns adultos já foram encontrados a 600 metros de profundidade, antagonicamente às profundidades em que se encontram na sua época de reprodução, cerca de 50 metros.

Visto que se localiza no Oceano Pacifico e é um animal pouco agressivo, este é alvo de pesca na costa do Japão e, juntamente com recorrentes ataques de predadores, este caranguejo costuma perder algumas das suas patas, mas consegue sobreviver à perda das mesmas acabando ,posteriormente, por voltarem a crescer.


Referências 

-Slides de apoio à cadeira de Biologia Animal 2020/2021

-Amy Tikkanen.11/6/2020.Crab.Encyclopædia Britannica. Disponível em:https://www.britannica.com/animal/crab . Acedido a: 20/12/2020.

-New Zealand marine studies centre.The life cycle of a shore crab .New Zealand marine studies centre .Disponível em:https://www.otago.ac.nz/marine-studies/resources/download/otago371803.pdf. Acedido a: 26/12/2020

-Filipe Henriques, Miriam Tuaty Guerra e Maria José Gaudêncio (6/12/2016) IDENTIFICAÇÃO DAS ESPÉCIES DE CRUSTÁCEOS NÃO INDÍGENAS DA COSTA PORTUGUESA.IPMA. Disponivel em: https://biomarpt.ipma.pt/pdfs/5382CURSO12_Guia_tecnico.pdf. Acedido a: 26/12/2020

-Achetudoeregiao (23/12/2018) Caranguejo. Disponivel em: https://www.achetudoeregiao.com.br/animais/caranguejo.htm. Acedido em: 26/12/2020

-Lucas Agrela (18/01/2017) Caranguejo-aranha-gigante pode chegar a 3,8 metros Exame. Disponível em: https://exame.com/ciencia/caranguejo-aranha-gigante-pode-chegar-a-38-metros/ Acedido a: 26/12/2020

-National Geographic Japanese spider crab. Disponivel em: https://www.nationalgeographic.com/animals/invertebrates/j/japanese-spider-crab/ . Acedido a: 26/12/2020


Sabia que... 

  • Um estudo realizado recentemente, prova que caranguejos eremitas reagem a choques elétricos, o que pode indicar que, contrariamente ao que se acha, os caranguejos podem afinal sentir dor.
  • Com o objetivo de protegerem as suas famílias, os caranguejos podem trabalhar em conjunto na procura de alimento
  • Este animal pode colocar e transportar até 1.000.000 de ovos de uma só vez


Textos originais de Mafalda Martins, Marta Matos e Simone Baseggio 
Todos os direitos reservados 2020
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora