Filo Mollusca

26-12-2020

O Filo Mollusca é o mais diverso Filo dentro do clade dos Lophotrocozoas, incorporando em si variadas classes de animais, entre elas os Polyplacophora, Gastropoda, Bivalvia e Cephalopoda.

Escrito por: Marta Matos                                                                                                          Tempo de leitura: 2min 



Como já foi referido, os animais deste Filo são Lophotrocozoas, logo são protostómios, isto quer dizer que o blastóporo, presente na gástrula durante o período de gestação, originou a boca. Assim, podemos também dizer que os moluscos são organismos triblásticos e apresentam uma simetria bilateral. 


Características

Há ainda uma série de características que são partilhadas por todos os moluscos:

  • são celomados - apresentam celoma completo

  • têm geralmente três morfologias particulares que os caracterizam:

    • o (que pode dar suporte ou ajudar na locomoção);

    • a massa visceral (que incorpora os órgãos internos);

    • o manto (que cobre a massa visceral).

Fig. 1 - Estutura de um mexilhão dissecado no laboratório
Fig. 1 - Estutura de um mexilhão dissecado no laboratório

Estas estruturas são adaptadas a cada indivíduo conforme as suas necessidades, por exemplo, enquanto que o pé nos bivalves, como o mexilhão, tem a função de escavar, para que estes animais se possam enterrar no solo. Nos cefalópodes, o pé diferenciou-se em braços e tentáculos, auxiliando o animal na sua locomoção e captura de alimento.


Para além das três estruturas anteriormente referidas, existem outras que são também comuns a alguns destes animais. A rádula, por exemplo, auxilia na alimentação de alguns organismos, permitindo que estes consigam raspar e triturar o alimento que consomem. Esta estrutura está presente nos Polyplacophora, Gastropoda e Cephalopoda, mas não nos bivalves.

A concha é outra estrutura que é partilhada pela maioria dos moluscos, mas com as suas variações. Nos Polyplacophora, nos Gastropoda e nos Bivalvia a concha é exterior, nos primeiros dois a concha é univalve, mas no caso dos bivalves, esta apresenta 2 valvas, tal como o nome sugere. No entanto, existem alguns gastrópodes que não possuem qualquer tipo de concha (perderam-na devido à evolução), como as lesmas. No caso dos cefalópodes, a concha é apenas externa nos náutilos, enquanto que nas lulas e chocos, esta é interna, e no caso dos polvos encontra-se ausente.


Cefalópodes

Os cefalópodes, são a classe mais desenvolvida dos moluscos, tendo algumas características únicas, que os tornam dos animais mais fantásticos no habitat marítimo.

Uma delas é a presença de um sifão. Esta estrutura controla o movimento de entrada e saída de água do manto, promovendo assim o movimento do animal.

Ao contrário dos restantes animais do filo, os cefalópodes têm também já o sistema circulatório fechado, órgãos sensoriais complexos localizados na cabeça e possuem também olhos bastante desenvolvidos (como os dos vertebrados). Tal permite que estes consigam obter imagens com uma alta resolução.

O polvo é um cefalópode que se distingue pela sua inteligência e complexo sistema nervoso. Para saber mais sobre este animal aconselhamos a leitura da nossa publicação sobre o mesmo: Polvo 


Referências:

1 - slides de apoio às aulas de Biologia Animal 20/21

2 - D. Savada, D. Hillis; H. Heller e M. Berenbaum, "Life: The Science of Biology", 10ª edição, Sinauer Associates, Inc. Publishers

Textos originais de Mafalda Martins, Marta Matos e Simone Baseggio 
Todos os direitos reservados 2020
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora